top of page

Como manter a afinação?

Semana passada conversamos um pouco sobre como cantar afinado, inclusive deixei algumas sugestões para você desenvolver e melhorar sua afinação. Confira esse post clicando aqui.


Agora, se você já tem a voz afinada, seja de forma natural ou treinada... Fica por aqui, porque não basta conseguir afinar as notas. É preciso manter a afinação precisa enquanto canta. Para isso, é fundamental que preste atenção a alguns "detalhes"...


1. Cantar afinado, mantendo a afinação precisa, exige que você esteja muito conectado, com foco total no que está cantando. Uma pequena distração, e a afinação fica comprometida.


2. Para manter a afinação, você precisa manter a energia! Sabe quando vamos cantando, e à medida que a música vai passando, vamos relaxando... e quando vemos estamos com as costas curvadas? Então... isso atrapalha muito. É necessário muita disposição física para cantar, afinar, e envolver o público em nossa música.


3. Você precisa estar relaxado para cantar. Parece que isso vai contra o que foi dito nos itens acima, mas não há contradição, fica aqui comigo... Quando existe tensão em qualquer parte do corpo, principalmente as relacionadas diretamente com a voz, não tem como alcançar e manter a afinação ideal. A tensão é uma das principais inimigas da afinação.


4. É preciso cuidar do encaixe da voz. Grande parte do estudo da técnica vocal é sobre esse encaixe. Quando a voz está no lugar certo temos volume, projeção, beleza... e afinação. Tudo isso sem esforço. Se disponha a encontrar esse encaixe. Com o apoio de um bom professor, que tenha o ouvido treinado e experiente, seu desenvolvimento será infinitamente mais rápido.


5. É excelente também se dedicar a entender de música. Quanto mais avança em seu estudo vocal, mais desejável é compreender alguns conceitos musicais. Saber, por exemplo, que a nota que você está cantando é a terça, ou a sétima de um acorde, levará a sua afinação a um outro nível.


Além de tudo isso que vimos até aqui, é bom ter em mente que cantar afinado e manter a afinação, vai muito além da técnica. Direta ou indiretamente, falamos sobre treino, disciplina, disposição, coragem, paciência, foco, desejo, dedicação, estudo, carisma, prazer, responsabilidade... Enfim, sobre ser uma cantora, ser um cantor.


Agora, quero saber de você... Como está seu preparo para deixar sua afinação ainda mais precisa? Compartilha conosco as técnicas que você utiliza para aprimorar sua afinação.

bottom of page