top of page

Fazer vocalizes ainda é importante?

Com tanta novidade chegando até nós quando o assunto é técnica vocal, tanta gente falando tanta coisa na internet, e principalmente, tantas dicas rápidas nas redes... Fica muito difícil saber qual é o melhor caminho a seguir, para qual mentor/professor/vocal coach, é mais seguro entregar nossa voz, nossa mais preciosa fonte de expressão no mundo.



E como tem acontecido em todas as áreas, cresce a cada dia a impressão de que existem soluções mágicas para nossas questões. Que se temos uma dificuldade hoje, e aprendermos um pouco sobre ela... Amanhã já estará resolvida.


Mas, como em todas as áreas da vida que queremos ver uma transformação real, com a voz não é diferente. Existem passos que precisam ser seguidos. Existem processos que precisam ser respeitados. E existem hábitos que precisam ser estabelecidos. E um desses hábitos é justamente treinar a voz todos os dias.


O treinamento vocal mais eficaz que existe, quando pensamos em voz cantada, é a execução dos Vocalizes. Mas, afinal, o que é isso?


Vocalizes são exercícios sequenciais, entoados da nossa nota mais grave até a mais aguda, e vice-versa. Eles servem para desenvolver, condicionar e aperfeiçoar a voz cantada.


Quando falamos em voz, precisamos ter em mente que estamos falando de músculos. Vamos pensar em alguém que queira desenvolver seu próprio corpo, deixando-o com uma aparência forte e saudável. Qual o passo a passo que essa pessoa precisa seguir?


Desenvolver o seu corpo: Através dos exercícios físicos, o corpo vai criando uma nova forma. Além disso, vai ganhando força e resistência.

Condicionar o seu corpo: Todo esse desenvolvimento vai se cristalizando. O corpo vai se adaptando e sustentando essa nova forma.


Aperfeiçoar seu corpo: Com a nova forma estabelecida, vem o ajuste fino. E depois disso, a observação em busca de melhorias.

E assim, começa-se um novo ciclo de desenvolvimento, condicionamento e aprimoramento muscular.


Com a voz é a mesma coisa. É preciso treino, disciplina, e tempo para conseguirmos sentir os efeitos dos exercícios vocais. Mas, quando começamos a perceber que está dando certo, que nossa voz está se encaixando... A sensação é indescritível. Nossa voz muda, e isso transforma nossa vida também. Pode acreditar!


Observando tudo o que tem sido dito na internet sobre voz e canto, todas as dicas, todos os insights... O que posso dizer?


Acredito que grande parte dessas micro publicações que vemos por aí, realmente funcionam quando colocadas em prática. Eu mesma tenho muitas delas em meu feed do Instagram. Mas, não podemos perder de vista que tornar-se um cantor, uma cantora de verdade, não é algo que acontece com “3 dicas rápidas para resolver seus agudos definitivamente”.


Hoje em dia, com o acesso que temos aos estudos e a divulgação do que existe de mais moderno na pedagogia vocal, vemos que muita coisa veio para somar, aprimorar, e até corrigir o que vínhamos fazendo até então. Porém, ainda é preciso estar disposto, estar disposta a dar um passo por dia, todos os dias, rumo à essa grande oportunidade que é expressar sua voz no mundo com arte e beleza.


E os vocalizes, com toda certeza, ainda fazem parte desse movimento.


Então, bora treinar

bottom of page