A música pode nos fornecer diferentes sensações (feelings) e com isso podemos nos beneficiar da sua utilização, por exemplo, ela pode ser estimulante: animar, promover ou auxiliar em momentos de fluidez, criatividade; além de promover também o relaxamento, aliviando picos de stress ou de ansiedade.
Veja alguns exemplos de utilização da música em diferentes áreas e contextos, tais como:
TERAPÊUTICA
Músicas de fundo em ambientes clínicos, criando um ambiente . acolhedor.
Músicas para momentos de meditação, contemplação de paisagens naturais, como sons da naturezas, mantras ou músicas orquestrais.
Para auxiliar no sono, é indicado ouvir músicas calmantes, como sons de chuva na mata, sons do mar e etc.
ESPORTES
Hip-hop, Lo-fi, músicas eletrônicas, podem ajudar a pessoa a se animar para iniciar um treino ou corrida.
BEBÊS
Estudos apontam que, uma criança pode ter sua criatividade, imaginação e desenvolvimento motor estimulados através de músicas do período Clássico e Romantismo, como: Beethoven, Mozart, C. Debussy.
SONO DAS CRIANÇAS
Ouvir sons da natureza ou até mesmo releituras/arranjos de reggae e rock em músicas infantis são ótimas para ajudar uma criança a pegar no sono.
AO ESTUDAR/LER
Jazz Instrumental, Lo-fi, Hip-Hop Relax, são opções de músicas que geram um ambiente favorável a novas ideias e fluição de pensamentos, perfeito para estudantes acadêmicos.
Em suma, a música é uma excelente aliada em inúmeras atividades no dia-a-dia, desde os estudos, aos treinos, é uma ferramenta onde você adquire e promove um ambiente de bem-estar e qualidade intelectual. Conta nos comentários qual o estilo de música você mais ouve em uma dessas atividades! Um abraço!
Comentários