top of page

Como cantar afinado?

Essa é uma questão que está sempre presente quando pensamos em cantar... No início de nossos estudos, precisamos saber se nossa voz é afinada, e depois, saber o que fazer com essa informação.


Se decidimos pelo aprimoramento vocal, afinados ou não... Vamos perceber que à medida que nos aprofundamos, e quanto mais tempo estamos nesse caminho, a pergunta continua sendo a mesma: Será que minha voz é, de fato, afinada? Isso porque os desafios relativos à afinação, e o nível do que precisamos entregar vão aumentando em cada fase de nosso estudo vocal.


Mas antes de falar 'como cantar afinado', gostaria de compartilhar com você uma coisa muito importante...


A "perfeição" está à nossa volta o tempo todo. Sempre uso como exemplo em minhas aulas, para ilustrar o que quero dizer, as fotos tratadas com fotoshop, ou mesmo com os filtros do Instagram. Esses recursos podem nos ajudar a disfarçar algumas imperfeições ou transformar nosso rosto em outro bem diferente. As vezes ficamos irreconhecíveis!



Com o som acontece a mesma coisa. Toda música que ouvimos, não importa o estilo, tem o som editado. Desde a captação do som, a correção de pequenos detalhes, um ajuste no tom... Até a transformação total de uma voz! É surpreendente como conseguimos manipular os sons! Experimente ouvir gravações dos anos 50, 60, de antes de alcançarmos o avanço tecnológico que temos hoje em dia... A impressão que dá, é que tudo soa meio desafinado.


Agora que estamos alinhados em nossas expectativas sobre afinação...


Bora saber como cantar afinado!?


1. Podemos desenvolver nossa afinação com a ajuda de um instrumento musical. Mesmo sem saber tocar o instrumento, você pode tocar uma nota e cantá-la em seguida. Se achar necessário, peça ajuda a alguém para ver se está repetindo as notas certinhas.


2. Outra forma de verificar a afinação, é gravando a própria voz. Se grave cantando uma música, e depois compare sua gravação com a música original. Se não estiver igual, vá corrigindo as notas à medida que avança em seus estudos.


3. Estudar é fundamental. Fazer aulas de canto, percepção musical e solfejo, vão te ajudar muito a detectar possíveis causas para apresentar dificuldades na afinação, ou melhorá-la ainda mais!


4. Além de tudo isso, hoje podemos contar com a ajuda da tecnologia. Aplicativos como o Vocal Pitch Monitor, ou até mesmo um afinador, podem te ajudar a cantar mais afinado.


É importante saber também que conseguir reproduzir as notas corretas é só o início da jornada rumo à afinação ideal. Depois disso, é preciso melhorar o nível de precisão e firmeza de cada nota, conseguindo mantê-las afinadas durante toda uma música.


Quer saber como alcançar esse grande diferencial como cantora, como cantor? Então fica aqui conosco... Vamos nos aprofundar nesse assunto semana que vem!


Mas me conta... Como estão seus estudos vocais? Você sente que sua voz é afinada? Tem alguma estratégia para melhorar a afinação que não está listada aqui no texto? Compartilha aqui nos comentários...

E Bora Cantar!

bottom of page