top of page

O que é importante na respiração para cantar?

Que a respiração é uma das bases do canto, todo mundo já sabe. O próprio ato de cantar acontece no fluxo do ar. Além disso, dizem muitas coisas sobre esse assunto, e por isso todo mundo já ouviu falar em diafragma, barriga pra dentro, apoio... E de alguma forma, se sabe que a respiração para cantar é muito importante, e é diferente da respiração para falar.

Eu não sei se você já observou, mas muito é dito e ensinado sobre a inspiração, isso é, o momento da respiração onde colocamos o ar nos pulmões. Isso é muito bom, e realmente faz toda a diferença termos clareza sobre como esse momento funciona.

Porém, o momento da expiração é ainda mais importante que a inspiração. É justamente nessa parte da respiração que usamos o fluxo de ar para cantar. Então, também precisamos saber como usar a expiração a nosso favor.



Para isso, precisamos tomar cuidado com algumas coisas:

  1. Cantar com ar de menos – Cantar é bem diferente de falar. Precisamos não só de mais ar, como de mais pressão nesse ar para que nossa voz consiga ir mais longe, isso é, seja uma voz com projeção.

  2. Cantar com ar demais – Cantar com muito ar faz a voz soar apertada. Pode-se ter a impressão de que inspirar muito vai ajudar a cantar frases mais longas, mas na verdade, gera muita tensão para controlar a expiração, o fluxo de ar.

  3. Cantar sem o controle da saída do ar – A oscilação do ar enquanto se canta também é horrível, porque traz muita insegurança. Quando não temos esse controle, parece que o acerto ou o erro nas partes mais difíceis da música fica por conta da sorte.

  4. Cantar com escape de ar – Quando uma voz ainda não está com o foco definido, ela fica muito soprosa. Isso faz com que o cantor se canse demais, e nem todo o ar do mundo é suficiente para que a voz tenha alguma projeção.

E esses são só alguns dos muitos efeitos da falta de administração da expiração ao cantar.

Como eu disse, é sim muito importante aprender a inspirar. Hoje em dia existe um consenso na pedagogia vocal de que a melhor forma para a inspiração está na respiração costo-diafragmática-abdominal. Então, aproveito para te perguntar: O que você já sabe sobre isso? Quais são as suas dúvidas a respeito?

Mas continuando, é imprescindível que você também foque na expiração, para que o fluxo de ar seja seu aliado na hora de cantar. Um bom professor, uma boa professora de canto, consegue identificar e solucionar essas, e outras questões muito comuns à voz cantada. E claro que, dependendo do caso, é melhor ainda quando pode desenvolver seu trabalho em conjunto com uma fonoaudióloga.


E agora conta para nós... Como anda o seu fluxo de ar? Bora cantar?

Comments


bottom of page