top of page

Aprenda a gostar de sua voz: como cantar com confiança

Muitas pessoas deixam de cantar ou falar em público porque acham que não têm uma voz "boa o suficiente". Expressões como "cantar bem", "falar bem em público" e "ter uma voz bonita" podem transmitir a ideia de que ter uma voz de qualidade é um dom inato. Mas não é bem assim, e eu vou explicar por quê.

1. Sua voz não é feia!

Infelizmente, tendemos a nos comparar com outras pessoas, especialmente aquelas que admiramos. Mas não faz sentido nos compararmos com pessoas que estão em momentos diferentes da vida ou que têm mais experiência que nós.

Pense nisso:


A) Com quem estou comparando minha voz? Com artistas que têm 10 anos de carreira?


B) Você já fez aulas de técnica vocal ou canta em um coral ou banda? Ou só canta no chuveiro?


Se a diferença entre experiência e habilidade é muito grande, não faz sentido você se comparar, e nem é justo.




2. Minha voz é desafinada

Ok, então identificamos outro problema! Mas tem solução.

"Desafinar" significa que a nota que você está cantando não está de acordo com o tom da música. Para melhorar sua afinação, é preciso praticar, repetir exercícios e aumentar a dificuldade aos poucos.

Aqui vai um spoiler: existem músculos na garganta! 😲

Com o tempo, você vai conseguir identificar as notas e reproduzi-las com mais facilidade. E isso fica ainda mais fácil com a ajuda de um professor.



3. Cantar não é para mim

Tudo bem, talvez você não queira se tornar um astro da música, mas falar em público também exige habilidades vocais, especialmente se você passa muito tempo falando, como professores ou palestrantes.

Você já viu algum professor carregando uma garrafinha com água e gengibre? Provavelmente ele precisa de aulas de técnica vocal. Trabalhar a respiração, os hábitos de fala e a qualidade vocal são alguns dos temas que precisam ser avaliados. Na verdade, a saúde vocal é importante em muitas áreas.

Você percebe como a técnica vocal é importante não só para cantar? A voz é um instrumento como qualquer outro, e, assim como outros instrumentos, você precisa de instrução para usá-lo da melhor forma possível, com qualidade e sem prejudicar sua saúde.


E você, o que acha de sua voz? Consegue se gravar e ouvir sem problemas? Conta pra gente aqui nos comentários!

bottom of page