top of page
IMG_6695.jpg

EDITAL DE SELEÇÃO 

TEATRO 

Leia abaixo as informações para se inscrever como aluno bolsista com 100% de isenção no curso de Teatro.

Sobre o Curso

Duração

2 anos,

com no mínimo 5 peças apresentadas para solicitar a Banca de DRT

Carga Horária

São mais de 400h de curso, divididas em aulas, ensaios e apresentações.

DRT

Após o 2º ano do curso, e a 5ª peça apresentada, o aluno poderá solicitar a Banca para tentar a DRT

EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS
PARA O
CURSO DE FORMAÇÃO EM TEATRO

O PALÁCIO DAS ARTES apresenta o quadro de vagas para composição do seu quadro de alunos bolsistas para o curso de TEATRO no ano de 2024, e convida aos interessados a se inscreverem cientes dos termos estabelecidos a seguir:

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. A Formação em TEATRO é um curso na linguagem da arte com 2 (dois) anos de duração, que será oferecido de forma gratuita aos selecionados por este edital, buscando promover junto a adultos, adolescentes e jovens, o acesso a um amplo processo formativo, visando a inserção e qualificação no universo do TEATRO.

Parágrafo Único: Não poderão participar deste edital alunos ativos ou ex-alunos que estiveram ativos nos últimos 6 meses. Para alunos ativos, entenda-se: alunos matriculados no Palácio das Artes.

 

1.2. O processo formativo compreende conteúdos técnicos, artísticos e teóricos com foco em TEATRO, que se inicia a partir dos quatorze anos de idade. Durante o curso, espera-se que os estudantes descubram suas aptidões e desenvolvam competências que cumpram o objetivo de estimular o conhecimento e aprofundamento nos estudos de TEATRO e colaborando com a profissionalização na área artístico cultural. 

 

1.3. A carga horária no primeiro ano será de 3 (três) horas semanais presenciais (120h anuais), distribuídas conforme calendário escolar. No decorrer dos semestres, essa carga horária será progressivamente aumentada, sendo ensaios e apresentações acúmulo de horas excedentes. As aulas serão realizadas ao longo do ano, havendo pausas durante os períodos regulares de férias escolares.

1.4. O curso prevê em seu currículo as seguintes disciplinas: 

  1. Expressão Corporal

  2. História do Teatro

  3. Improvisação Teatral

  4. Instrumentalização e Caracterização

  5. Interpretação Teatral Teórica e Prática

  6. Laboratório de Montagem Teatral

  7. Produção Teatral

  8. Tecnica vocal para o Teatro

  9. Preparação e Produção Artística - Obrigatório o cumprimento de 40h/a anual.

*As referidas disciplinas serão inseridas progressivamente ao longo do curso.

 

2. DO OBJETO

2.1. Constitui o objeto do presente edital a seleção de até 10 (dez) candidatos para as turmas de 1º (primeiro) ano e 5 (cinco) candidatos para as turmas de 2º (segundo) ano, nos turnos da NOITE, na Formação de TEATRO, de forma totalmente gratuita.

 

3. DOS PARTICIPANTES

3.1. O Curso é direcionado a estudantes - adultos, adolescentes e jovens - interessados em cursar a formação continuada em TEATRO, de acordo com a idade mínima e máxima definidas neste Edital.
 

3.1.1. É necessário a apresentação do comprovante de matrícula em curso regular de ensino (fundamental, médio, superior ou pós-graduação)
 

3.2. Para concorrer a uma vaga no curso, poderão participar adolescentes, jovens e adultos, respeitando as seguintes faixas etárias: Turmas do 1º (primeiro) ano - idade mínima de 14 anos [a serem completados até o ato da inscrição].

  

4. DAS INSCRIÇÕES

4.1. As inscrições serão realizadas pelos candidatos ou representantes legais de forma online no site https://www.palaciobc.art.br ou presencialmente no Palácio das Artes, sito a rua Suíça, nº 487 conforme o prazo previsto no calendário (ANEXO I).
 

4.2. Para inscrição deverão ser apresentados os seguintes documentos (OBRIGATÓRIO):

  1. Ficha de inscrição preenchida de forma online no site https://www.palaciobc.art.br

  2. CPF do candidato e (se necessário) responsáveis (para menores de 16 anos).

  3. Comprovante de endereço ou declaração de residência;

  4. Comprovante de matrícula em escola de ensino formal (Ensino Fundamental, médio ou superior);
     

4.3. No momento da inscrição deverá ser informado obrigatoriamente a opção de turno (noite). Os horários das aulas serão: 

  1. Turma TEATRO 1B - Período Noturno, das 19h às 21h50, nas segundas feiras.

  2. Turma TEATRO 1A - Período Noturno, das 19h as 21h50, nas quartas feiras.

*A grade de horários pode ser alterada conforme determinação da Coordenação do Palácio das Artes.

 

 

5. DAS CONDIÇÕES GERAIS DE PARTICIPAÇÃO NO CURSO

5.1. Todos(as) estudantes deverão observar os princípios de bom comportamento e disciplina bem como respeito às normas de boa convivência coletiva com qualquer integrante da comunidade escolar, necessários e compatíveis ao desenvolvimento da educação e ensino.
 

5.2. O Palácio das Artes, não se responsabilizará pelos pertences trazidos ou esquecidos pelos(as) estudantes no interior do estabelecimento de ensino ou em outros locais em que tenham havido o exercício de atividades extracurriculares, que não fazem parte do trato escolar como, por exemplo, celular, máquinas fotográficas, filmadoras, aparelhos de som, relógios, aparelhos ortodônticos móveis e outros objetos, bem como não se obrigará a ressarcir extravios ou danos ocasionados em quaisquer desses objetos.
 

5.3. Os responsáveis pelos(as) candidatos(as) assumem, expressamente, a responsabilidade por todos os danos pessoais, materiais e morais eventualmente causados por eles ao patrimônio do Palácio das Artes ou de terceiros que de qualquer forma esteja relacionado com este. Nesta hipótese, caberá indenização e/ou reposição dos bens danificados, independentemente das sanções disciplinares cabíveis.
 

5.4. Fica desde já expressamente autorizado, sem direito a qualquer indenização, a utilização da imagem do(a) estudante em matéria, documentos, arquivos audiovisuais e demais formas de divulgação de interesse do Palácio das Artes.
 

5.5. Os responsáveis pelos estudantes reconhecem sua responsabilidade em acompanhar o progresso escolar na escola de ensino formal, além de realizar o acompanhamento do progresso no curso em questão.
 

5.6. Os responsáveis obrigam-se a comunicar ao Palácio das Artes qualquer alteração cadastral de contatos e endereço.
 

5.7. Ficam desde já os(as) estudantes e responsáveis cientes que devem obedecer ao regimento interno do Palácio das Artes disponível no site https://www.palaciobc.art.br

 

6. DA SELEÇÃO

6.1. Candidatos(as) inscritos(as) aprovados na SELEÇÃO deverão efetuar sua matrícula no curso conforme o calendário em anexo.
 

6.2. Para todos os candidatos a SELEÇÃO acontecerá no dia 3 de fevereiro, das 9h as 12h na sede do Palácio das Artes.
 

6.3. O Candidato deve estar presente ao local da seleção com antecedência de pelo menos 15 (quinze) minutos.
 

6.3.1. O processo de seleção acontecerá caso o número de bolsas ofertadas seja ultrapassado pelas inscrições. o CANDIDATO receberá a confirmação pelo WhatsApp.
 

6.4. Aos candidatos(as) serão conferidas notas de 0 a 10 (zero a dez). As vagas serão preenchidas de forma decrescente, de acordo com a classificação. Em caso de empate, os critérios de desempate serão, nessa sequência de prioridade:

i) terá prioridade o(a) candidato(a) que estudar em escola pública;

ii) terá prioridade o(a) candidato(a) que apresentar maior idade em documento.
 

6.5. A Comissão de Seleção será formada por equipe de colaboradores do Palácio das Artes e estará divulgada no quadro de classificação, conforme agenda em anexo.
 

6.6. A Comissão de Seleção é soberana nas decisões da seleção.
 

6.7. A seleção será realizada na sala de TEATRO do Palácio das Artes, conforme calendário apresentado no ANEXO I do presente edital.
 

6.8. O Processo de seleção consiste em uma apresentação MONOLOGO de qualquer tipo. com no máximo 3 minutos.
 

6.9. Critérios e Pontuação para a SELEÇÃO - caso necessário.

  1. Motivação 0 a 2,5 (zero a dois e meio) - Por que quer estudar?

  2. Criatividade 0 a 2,5 (zero a dois e meio) - A execução combina com a peça?

  3. Escolha de repertório (peça de monólogo) 0 a 2,5 (zero a dois e meio) - Qual a atualidade da peça?

  4. Aptidão física / Nível Técnico* 0 a 2,5 (zero a dois e meio) - Tem condições de acompanhar a turma?

*Total 0 a 10 (zero a dez).

 

7. DA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO

7.1. O resultado da seleção será divulgado nas mídias sociais do Palácio das Artes, e a secretaria entrará em contato para agendar a Matrícula do candidato selecionado.

 

8. DA MATRÍCULA

8.1. O candidato(a) selecionado(a), bem como seu representante legal, deverão comparecer ao Palácio das Artes para assinatura do Termo de CONTRATO, conforme calendário previsto no ANEXO I.

 

9. DA CERTIFICAÇÃO

9.1. Será concedido um Certificado de Formação em TEATRO, ao estudante que obtiver frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) e for devidamente aprovado(a) nas disciplinas. O Histórico escolar acompanhará o certificado. Certificação como Curso Profissionalizante Livre, conforme a lei 9394/96.
 

9.2. Após 5 apresentações, e o encerramento do segundo ano de curso, o aluno poderá solicitar a BANCA para emissão da DRT. O Valor da BANCA/DRT não está incluso na bolsa de estudos que trata este edital.

 

10. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1. Dúvidas e informações referentes a este edital poderão ser esclarecidas e/ou obtidas através do site https://www.palaciobc.art.br ou WhatsApp (47) 9 9772-3650.
 

10.2. A seleção não implica em auxílio transporte. Estas despesas, bem como alimentação etc. serão por conta do aluno.
 

10.3. Os casos omissos serão dirimidos pela Comissão de Seleção e pela Diretoria do Palácio das Artes.

 

1 de dezembro de 2023

 

Calebi Rolan

Diretor do Palácio das Artes

ANEXO I - CALENDÁRIO
 

Inscrições: de 1 de janeiro a 31 de janeiro de 2024

Audições (SELEÇÃO):  3 de fevereiro das 9h às 12h.

Divulgação Resultado: 3 de fevereiro, as 18h no site e redes sociais do Palácio das Artes.

Matrículas: de 5 a 10 de fevereiro 2024.

Início das aulas: 05 de fevereiro de 2024.

bottom of page