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EDITAL DE SELEÇÃO 

DANÇA

Leia abaixo as informações para se inscrever como aluno bolsista com 100% de isenção no curso de Dança.

Sobre o Curso

Duração

2 anos,

com apresentações semestrais obrigatórias

Carga Horária

São mais de 200h de curso, divididas em aulas, ensaios e apresentações.

DRT

Após o segundo ano de curso, o aluno recebe o certificado de formação profissional livre no módulo concluído.

EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS
PARA O
CURSO DE FORMAÇÃO EM DANÇA

O PALÁCIO DAS ARTES apresenta o quadro de vagas para composição do seu quadro de alunos bolsistas em 2024 para o curso de Dança, na modalidade BALLET e DANÇAS URBANAS, e convida aos interessados a se inscreverem cientes dos termos estabelecidos a seguir:

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. A Formação em Dança é um curso na linguagem da arte com 2 (dois) anos de duração, que será oferecido de forma gratuita aos selecionados por este edital, buscando promover junto adolescentes e jovens, o acesso a um amplo processo formativo, visando a inserção e qualificação no universo da dança, modalidade de BALLET e Danças Urbanas.

Parágrafo Único: Não poderão participar deste edital alunos ativos ou ex-alunos que estiveram ativos nos últimos 6 meses. Para alunos ativos, entenda-se: alunos matriculados no Palácio das Artes.

1.2. O processo formativo compreende conteúdos técnicos, artísticos e teóricos com foco nas modalidades anunciadas neste edital, que se inicia a partir dos doze anos de idade. Durante o curso, espera-se que os estudantes descubram suas aptidões e desenvolvam competências que cumpram o objetivo de estimular o conhecimento e aprofundamento nos estudos da dança e colaborando com a profissionalização na área artístico cultural. 

1.3. A carga horária no primeiro ano será de 2 (duas) horas semanais presenciais (80h anuais), distribuídas conforme calendário escolar. No decorrer dos semestres, essa carga horária será progressivamente aumentada, sendo ensaios e apresentações acúmulo de horas excedentes. As aulas serão realizadas ao longo do ano, havendo pausas durante os períodos regulares de férias escolares.

 

1.4. O curso prevê em seu currículo as seguintes disciplinas: 

1.4.1. Danças Urbanas e BALLET 

1.4.2.  Metodologia Prática

1.4.3. Repertórios, 

1.4.4. Elementos da Música, 

1.4.5. Composição Coreográfica, 

1.4.6. Elementos técnicos da dança

1.4.7. Introdução à História da Dança, 

1.4.8. Introdução à Análise do Movimento. 

1.4.9. Preparação e Produção Artística - Obrigatório o cumprimento de 40h/a anual.

*As referidas disciplinas serão inseridas progressivamente ao longo do curso.

 

2. DO OBJETO

2.5. Constitui o objeto do presente edital a seleção de até 38 (trinta e oito) candidatos que preencherão 04 (turmas) de 1º (primeiro) ano nos turnos da MANHÃ, TARDE E NOITE para a Formação em Dança, nos gêneros de Ballet e Danças Urbanas, de forma totalmente gratuita.
 

2.6. Serão oferecidas:

i) 12 vagas para Ballet – Matutino

ii) 12 vagas para Ballet – Vespertino

iii) 14 vagas para Danças Urbanas - Noturno

 

3. DOS PARTICIPANTES

3.1. O Curso é direcionado a estudantes - adultos, adolescentes e jovens - interessados em cursar a formação continuada em dança, de acordo com a idade mínima e máxima definidas neste Edital.
 

3.2. Para concorrer a uma vaga no curso, poderão participar crianças, adolescentes, jovens e adultos, devidamente representados por seus representantes legais para os menores de 16 anos, respeitando as seguintes faixas etárias: Turmas do 1º (primeiro) ano - idade mínima de 7 anos [a serem completados até o ato da inscrição]

4.   DAS INSCRIÇÕES

4.1. As inscrições serão realizadas pelos candidatos ou representantes legais de forma online no site https://www.palaciobc.art.br ou presencialmente no Palácio das Artes, sito a rua Suíça, nº 487 conforme o prazo previsto no calendário (ANEXO I).


4.2. Para inscrição deverão ser apresentados os seguintes documentos:

  1. Ficha de inscrição preenchida de forma online no site https://www.palaciobc.art.br

  2. CPF do candidato e (se necessário) responsáveis.

  3. Comprovante de endereço ou declaração de residência;

  4. Comprovante de matrícula em escola de ensino formal (Ensino Fundamental, médio ou superior);


4.3. No momento da inscrição deverá ser informado obrigatoriamente a opção de turno (noite, tarde ou manhã). Os horários das aulas serão: 

  1. Turma Ballet 1 - Período Matutino, 9h as 10h nas terças e quintas.

  2. Turma Ballet 2 – Período Matutino, 10h as 11h nas terças e quintas.

  3. Turma Ballet 3 – Período Vespertino, 16h as 17h nas terças e quintas.

  4. Turma Ballet 4 - Período Vespertino, 19h as 20h, nas terças e quintas. 

  5. Turma Urbanas 1 - Período Noturno, das 20h às 21h50, nas terças - idade mínima: 12 anos.

  6. Turma Urbanas 2 - Período Noturno, das 20h às 21h50, nas quintas - idade mínima: 12 anos.

*A grade de horários pode ser alterada conforme determinação da Coordenação do Palácio das Artes.

5. DAS CONDIÇÕES GERAIS DE PARTICIPAÇÃO NO CURSO

5.1. Todos(as) estudantes deverão observar os princípios de bom comportamento e disciplina bem como respeito às normas de boa convivência coletiva com qualquer integrante da comunidade escolar, necessários e compatíveis ao desenvolvimento da educação e ensino.
 

5.2. O Palácio das Artes, não se responsabilizará pelos pertences trazidos ou esquecidos pelos(as) estudantes no interior do estabelecimento de ensino ou em outros locais em que tenham havido o exercício de atividades extracurriculares, que não fazem parte do trato escolar como, por exemplo, celular, máquinas fotográficas, filmadoras, aparelhos de som, relógios, aparelhos ortodônticos móveis e outros objetos, bem como não se obrigará a ressarcir extravios ou danos ocasionados em quaisquer desses objetos.
 

5.3. Os responsáveis pelos(as) candidatos(as) assumem, expressamente, a responsabilidade por todos os danos pessoais, materiais e morais eventualmente causados por eles ao patrimônio do Palácio das Artes ou de terceiros que de qualquer forma esteja relacionado com este. Nesta hipótese, caberá indenização e/ou reposição dos bens danificados, independentemente das sanções disciplinares cabíveis.
 

5.4. Os responsáveis pelos(as) estudantes menores de 16 anos deverão assinar o contrato.
 

5.5. Fica desde já expressamente autorizado, sem direito a qualquer indenização, a utilização da imagem do(a) estudante em matéria, documentos, arquivos audiovisuais e demais formas de divulgação de interesse do Palácio das Artes.
 

5.6. Os responsáveis pelos estudantes reconhecem sua responsabilidade em acompanhar o progresso escolar na escola de ensino formal, além de realizar o acompanhamento do progresso no curso em questão.
 

5.7. Os responsáveis obrigam-se a comunicar ao Palácio das Artes qualquer alteração cadastral de contatos e endereço.
 

5.8.Ficam desde já os(as) estudantes e responsáveis cientes que devem obedecer ao regimento interno do Palácio das Artes disponível no site https://www.palaciobc.art.br

 

6. DA SELEÇÃO

6.1. Candidatos(as) inscritos(as) aprovados na SELEÇÃO deverão efetuar sua matrícula no curso conforme o calendário em anexo.
 

6.2. Para todos os candidatos a SELEÇÃO acontecerá no dia 3 de fevereiro, das 9h às 12h na sede do Palácio das Artes.
 

6.3. O Candidato deve estar presente ao local da seleção com antecedência de pelo menos 15 (quinze) minutos.
 

6.4. O processo de seleção acontecerá caso o número de bolsas ofertadas seja ultrapassado pelas inscrições.
 

6.5. Aos candidatos(as) serão conferidas notas de 0 a 10 (zero a dez). As vagas serão preenchidas de forma decrescente, de acordo com a classificação. Em caso de empate, os critérios de desempate serão, nessa sequência de prioridade:

i) terá prioridade o(a) candidato(a) que estudar em escola pública;

ii) terá prioridade o(a) candidato(a) que apresentar maior idade em documento.
 

6.6. A Comissão de Seleção será formada por equipe de colaboradores do Palácio das Artes e estará divulgada no quadro de classificação, conforme agenda em anexo.
 

6.7. A Comissão de Seleção é soberana nas decisões da seleção.
 

6.8. A seleção será realizada na sala de dança do Palácio das Artes, conforme calendário apresentado no ANEXO I do presente edital.
 

6.9. O Processo de seleção consiste em uma apresentação solo de qualquer tipo de coreografia (pode ser qualquer estilo de dança) com no máximo 3 minutos. A música para o teste será de escolha do candidato e deverá estar num pendrive, ou link de vídeo para que possa ser reproduzida.
 

6.10. Critérios e Pontuação para a SELEÇÃO - caso necessário.

  1. Motivação 0 a 2,5 (zero a dois e meio) - Porquê quer estudar?

  2. Criatividade 0 a 2,5 (zero a dois e meio) - A execução combina com a peça?

  3. Escolha de repertório (peça de monólogo) 0 a 2,5 (zero a dois e meio) - Qual a atualidade da peça?

  4. Aptidão física / Nível Técnico* 0 a 2,5 (zero a dois e meio) - Tem condições de acompanhar a turma?

*Total 0 a 10 (zero a dez).

 

7. DA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO

7.1. O resultado final da seleção será divulgado no site e  mídias sociais do Palácio das Artes, e a secretaria entrará em contato para agendar a Matrícula do candidato selecionado.

 

8. DA MATRÍCULA

8.1. O candidato(a) selecionado(a), bem como seu representante legal, deverão comparecer ao Palácio das Artes para assinatura do Termo de CONTRATO, conforme calendário previsto no ANEXO I.

 

9. DA CERTIFICAÇÃO

9.1. Será concedido um Certificado de Formação em Dança, Modalidade – Ballet ou Urbana ao estudante que obtiver frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) e for devidamente aprovado(a) nas disciplinas. O Histórico escolar acompanhará o certificado. Certificação como Curso Profissionalizante Livre, conforme a lei 9394/96.

 

10. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1. Dúvidas e informações referentes a este edital poderão ser esclarecidas e/ou obtidas através do site https://www.palaciobc.art.br ou WhatsApp (47) 9 9772-3650
 

10.2. A seleção não implica em auxílio transporte. Estas despesas, bem como alimentação etc. serão por conta do aluno.
 

10.3. Os casos omissos serão dirimidos pela Comissão de Seleção e pela Diretoria do Palácio das Artes.

 

1 de dezembro de 2023

 

 

Calebi Rolan

Diretor do Palácio das Artes

 

 

ANEXO I - CALENDÁRIO

Inscrições: de 1 de janeiro a 31 de janeiro de 2024

Audições (SELEÇÃO):  3 de fevereiro das 9h às 12h.

Divulgação Resultado: 5 de fevereiro no site e redes sociais do Palácio das Artes.

Matrículas: de 5 a 10 de fevereiro 2024.

Início das aulas: 06 de fevereiro de 2024.

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