top of page

Quando minha música está pronta para cantar?

Atualizado: 7 de mar. de 2023


Já chegou o dia em que seu professor de música chegou para você e disse:


"Parabéns! Essa música está pronta! Não precisamos passa-la novamente."


Se vocês estão fazendo um trabalho sério, muito provavelmente esse dia ainda não chegou... e nem vai chegar. Sempre é possível refinar uma música. Agora, considerar que uma música já está preparada o suficiente para uma apresentação, é mais fácil.


Mas afinal, quando podemos considerar que esse dia chegou?

Você precisa pensar algumas coisas quando o assunto for se expor diante das pessoas em uma apresentação musical, e claro que a principal delas, é se a música que vem estudando está pronta para esse momento.


Cantora pensando se sua música está pronta

1. Você sente segurança ao executar essa música?


Estudar música é mais que saber como é a música. Além disso, é preciso repetir essa música até que o corpo consiga executá-la praticamente sozinho. Você precisa imprimir no seu corpo cada detalhe de uma música, cada frase, cada movimento. Só assim vai conseguir sentir a segurança necessária para mostrar a sua performance para alguém.


2. Você tem alguma mensagem a transmitir com essa música?


Para considerar que uma música está pronta, você precisa ter se apropriado dela. É como se ela fizesse parte de você, de sua verdade. É como se existisse um diálogo entre você e a música. Você já compreendeu a mensagem dessa música racional e emocionalmente de tal modo, que consegue transmitir a sua versão dela com quem está te prestigiando.


3. Você gosta, ou aprendeu a gostar dessa música?


Nem sempre a música que vai precisar apresentar te toca à primeira vista. Mas ainda assim, é importante dar uma chance à ela. Procure nela detalhes que possam te agradar de alguma forma, e se apegue a eles. Conecte esses detalhes com o restante da música, pois existe uma história sendo contada ali. As músicas sempre podem nos surpreender positivamente, independente do estilo. Se se dispuser a dar o seu melhor, vai acabar gostando dessa música de verdade, pois será um desafio superado. E nesse momento, ela já vai estar pronta para o palco.


4. A música está de cor?


É desejável que a música que está estudando esteja de cor, e falo isso principalmente para as cantoras e para os cantores do meio pop. Você já assistiu a um show em que o cantor estava lendo a letra da música? Se sim, como foi sua experiência? E que diferença você percebe em si mesmo, lembrando de quando cantou de cor, e de quando cantou lendo, seja em uma apresentação ou em suas aulas de canto?



Além dessas questões técnicas, existem muitas outras coisas que precisa olhar com carinho, porque nem sempre o que te leva a pensar que a música ainda não está pronta pode ser resolvido tecnicamente.


Você sabia que existem pessoas que nunca se dedicam o suficiente ao estudo de uma música justamente para que ela nunca fique pronta para uma apresentação?

Outro fator importante na hora de considerar uma música pronta, ou ainda precisando de alguns ajustes, é o aval de seu professor de música. É muito bom quando você pode confiar nele o suficiente para seguir seu conselho sobre quando e onde você pode apresentar essa música.


É bom saber que existem músicas que você vai conseguir tocar ou cantar muito bem no nível em que se encontra hoje. Para outras, você precisa se desenvolver um pouco mais, técnica e emocionalmente falando. E existem aquelas que, mesmo com total dedicação de sua parte, só vão ficar prontas depois de algum tempo, quando tiver mais experiência musical.


E lembre-se: uma música nunca vai estar perfeita. Sempre é possível rever alguma coisa. Mas ainda assim, é preciso se apresentar por aí. Comece por lugares em que se sinta seguro, e vá se desafiando a ir mais além. Se apresentar também é uma habilidade necessária para o músico, e precisa ser desenvolvida.


Faça sua estreia no palco o quanto antes! Participe de apresentações compartilhadas, vá aumentando o número de músicas a serem apresentadas por você aos poucos, até chegar o momento em que você vai ser o dono, ou a dona do show. A sensação é sempre única...


E me conte... Você já tem uma ou mais músicas que considera prontas em seu repertório?

bottom of page